Curiosidades do Verdão

O 1º jogo

A estréia do Radium Futebol Clube ocorreu em 21 de setembro de 1919, frente a Associação Atlética de Guaranésia e o Placar ficou em 0 x 0.

O 1º Gol no profissional

Bagunça, atacante, foi o autor do primeiro gol do Radium em um Campeonato Profissional. Foi no jogo Radium 1 x 2 Botafogo (RP) pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 1949.





O 1º Gol no Estádio São Sebastião

Niltinho, atacante, foi o autor do primeiro gol no Estádio Olímpico São Sebastião, na segunda rodada do Campeonato Profissional em 1977. O Placar ficou assim, Radium 1 x 0 CAP.

Mulheres no Comando

Você sabia que o Radium já teve uma diretoria feminina? Pois é, foi em 1935, e era assim composta: Presidente: Modesta de Lima; Vice: Emília Leite; Secretárias: Julieta Martins, Itália Lourenço, Alzira Lange, Aninha Paladini, Angelina Richetti, Maria Quinti, Luiza Fernandes, Alice Volponi, Lurdes Pinheiro e Cezarina Garino.

O Vôo Cego

Conta-se que o Corinthians veio jogar em Mococa em 1951 num vôo fretado, e que devido a forte intempérie, o piloto não conseguiu achar a cidade, porém, numa versão mais convincente, conta-se que devido a dificuldades financeiras por que passava o clube, o mando de jogo foi vendido, e por essa razão o jogo se realizou em São Paulo.

Freguês?

Dos quatro times grandes do futebol paulista, o Palmeiras foi o único que perdeu para o Radium. O placar ficou em 3 x 2 no Paulista de 1952. Lembre-se que em 2000 o Radium conquistou um empate 1 x 1 em um amistoso contra o Palmeiras no Parque Antártica.

Pelé jogou no Radium?

Jogou sim, na década de 50, antes de ir para o Santos, mas não foi no Verdão da Mogiana, e sim no modesto time do Radium da cidade de Bauru.

* fonte: Radium Futebol Clube - 1919/1996 - Marcos Eduardo Santoni